- Filosofia

Caminhar

C

aminhar pode ser considerado banal, mas se pararmos para analisar melhor tudo o que uma simples caminhada pode proporcionar, com certeza vamos nos surpreender com os resultados. Durante nossa jornada pelo circuito no Parque Nacional Torres del Paine foi isso que tentamos fazer. Relatamos um pouco do que sentimos, do que aprendemos e de tudo o que descobrimos enquanto caminhávamos. Assim nasce esse que é o nosso primeiro vídeo.

5Leia mais
- Dicas de viagem, Planejamento, Trekking

Guia Torres del Paine – Circuito Paine Maciço ou “O”

F

izemos o famoso Circuito Paine Maciço (ou circuito O) no Parque Nacional Torres del Paine, um trekking que normalmente dura de 7 a 10 dias e foi uma jornada simplesmente mágica. As paisagens, o contato com os outros caminhantes, a fauna e a flora, as reflexões durante a caminhada, todas as dificuldades que enfrentamos e os prazeres que tivemos, foram experiências únicas. Mas com certeza ele requer disciplina, um pouco de preparo físico e muita organização prévia.

Não poderíamos deixar de recomendar o trekking e para facilitar a vida de quem esteja querendo encarar essa aventura resolvemos elaborar um guia completo de tudo o que levamos pra lá, desde comida até equipamentos, informações pra chegar no parque e iniciar o percurso e mais várias dicas, que além de poupar bastante tempo, vão te ajudar a economizar uma grana. Lembrando que nossa ideia com esse post não é informar todas as opções disponíveis no parque, mas sim mostrar quais foram as melhores alternativas que encontramos dentro do nosso estilo de viagem.

Circuito em Torres del Paine – O último dia

D

ia 9 – 16km – Refúgio Paine Grande > Acampamento Las Carretas > Sede administrativa

Como dissemos no post anterior, terminamos o circuito em Paine Grande. Dali, tínhamos duas opções: pagar 15 mil pesos chilenos cada um e fazer um passeio de catamarã pelo lago Pehoé que nos deixaria em um dos pontos de saída do parque (o passeio parecia lindo, mas era caro demais) ou voltar caminhando, por 16,5km, parte do percurso que fizemos no primeiro dia. A opção grátis foi a escolhida.

Nos despedimos de Maria e Francisco, que ainda seguiriam por mais dois dias até completar o circuito deles (pois haviam começado pela portaria Laguna Amarga) e começamos a caminhada. O dia estava lindo e estávamos muito felizes com o nosso sucesso até ali. Fomos conversando sobre tudo o que havíamos passado e o quanto aprendemos. Sem pressa, paramos no acampamento Las Carretas para cozinhar, aproveitando que era o último dia, tínhamos bastante tempo e podíamos comer sem ficar racionando comida para os próximos dias.

Circuito em Torres del Paine – Dia 8

ia 8 – 16km – Acampamento Paso > Refúgio Grey > Refúgio Paine Grande

O objetivo no oitavo dia era fazer duas trilhas, porque assim só pagaríamos camping por mais um dia e nos sentíamos bem para caminhar. Saímos cedo e tivemos novamente a surpresa de um arco-íris, dessa vez saindo do meio do glaciar, explosão colorida em meio a um mar de branco. Já começamos o dia com um ânimo extra que só um arco-íris é capaz de proporcionar.

Até o Refúgio Grey foi tranquilo e a caminhada rendeu bem. No caminho passamos pelas duas pontes mais longas do circuito, uma delas inclusive havia sido inaugurada há pouco. Quando chegamos no Grey, paramos e cozinhamos, aproveitando que estávamos em local permitido. Depois de tantos dias “na natureza selvagem” dos campings com menos estrutura (como o do dia anterior, onde o banheiro consistia em um buraco no chão e uma corda para segurar enquanto você esta agachado), chegar e encontrar banheiros limpos, com água quente e uma cozinha aquecida parecia um luxo.

2Leia mais

Circuito em Torres del Paine – Dia 7

ia 7 – 8km – Acampamento Los Perros > Acampamento Paso

Acordamos sabendo que tínhamos pela frente um dos pontos mais difíceis da trilha pra encarar durante o dia, mas estávamos muito confiantes, nosso ânimo tinha aumentado e muito desde o quinto dia. As mochilas estavam ficando mais leves, tínhamos tido uma noite ótima, estávamos bem descansados e o clima também estava relativamente bom. Tudo estava a nosso favor.

Acordamos cedo, tomamos um bom café, desmontamos tudo e partimos. A trilha começava por um bosque não muito fechado até chegarmos no longo trecho de pedras que seria o final de nossa subida. A subida não era fácil, mas nosso psicológico estava muito bem e nos sentíamos bem preparados, isso ajudou muito, nos concentramos e procuramos manter um bom ritmo durante todo o percurso.

Circuito em Torres del Paine – Dia 6

ia 6 – 11km – Acampamento Dickson > Acampamento Los Perros

No sexto dia não nos preocupamos com horário para acordar. A caminhada seria de apenas 11km, então levantamos e tomamos nosso café da manhã tranquilamente. Aproveitamos para ir até a beira do lago Dickson, ainda no acampamento, para observar a bela paisagem antes de sair.

O dia estava bom e toda a trilha se passou sem dificuldade, primeiro ainda com vistas para o lago do acampamento Dickson e depois subindo um pouco mais até que chegamos ao incrível glaciar Los Perros, onde fomos surpreendidos pelo vento mais forte de Torres del Paine. Aquilo era vento de verdade! Tivemos que sentar no chão para conseguir fazer algumas fotos e apreciar o glaciar, que era muito bonito.

Circuito em Torres del Paine – Dia 5

ia 5 – 18km – Acampamento Serón > Acampamento Dickson

Acho que foi no quinto dia de caminhada que começamos a sentir mais forte o efeito positivo das montanhas em nosso interior. Eu ainda sentia dor nos meus pés, Diego nas costas e ambos com pequenas dores por todo o corpo, mas parece que estávamos nos acostumando com isso, as mochilas começavam a ficar mais leves e já estávamos aprendendo a controlar nosso ritmo. Eu me sentia capaz de caminhar mais rápido e assim começávamos a aproveitar tudo o que passamos como um grande aprendizado.

O caminho do Serón até o Dickson é lindo demais, muito mais interessante que o do dia anterior (tirando o arco-íris nas torres, claro). Igualmente é mais íngreme e ainda assim arranca suspiros. A primeira grande subida nos deixa de costas para um lago azul profundo, cheio de tonalidades e quanto mais subíamos, mais bonita ia ficando a paisagem e mais vontade dava de subir. Começamos a brincar de “liberar mapas”, porque era como se de tempos em tempos, uma parte do mapa fosse liberada a cada parte da missão da caminhada que cumpríamos, como em um jogo.

Circuito em Torres del Paine – Dia 4

D

ia 4 – 23km – Acampamento Torres > Base de las Torres > Acampamento Chileno > Hotel las Torres > Acampamento Serón

Às 04:45h despertamos, queríamos chegar na base das torres às 06:15h no máximo e entre o acampamento e a base tínhamos uma estimativa de uma hora de caminhada, então era melhor acordar mais cedo e garantir do que perder o momento do nascer do sol. Ainda assim, a mesma chuva que havia começado na noite anterior persistia e não foi muito animador pra sair da cama.

Comemos só algumas frutas secas e partimos, não arrumamos nada na barraca, apenas pegamos a mochila pequena, as lanternas e saímos. A trilha não era difícil, mas fazer uma trilha que não se conhece, numa condição climática ruim e durante a noite não era uma missão nada fácil.

A trilha é razoavelmente íngreme, começa em um bosque e mais ao fim é de pedras que se estendem até a beira do lago na base das belas torres. Quando saímos do bosque e ficamos nessa parte aberta sentimos mais a chuva e o vento e o frio começou a bater.

7Leia mais

Circuito em Torres del Paine – Dia 3

D

ia 3 – 20km – Acampamento Los Cuernos > Acampamento Chileno > Acampamento Torres

Quando estávamos no acampamento Italiano, aproveitamos para fazer a reserva para o acampamento Torres, gratuito e o único que necessita reserva em todo o parque. Na manhã do terceiro dia então, desmontamos a barraca sabendo que este deveria ser nosso destino.

A trilha desse dia segue beirando o lago e nessa parte cruzamos com muitas pessoas, pois é um dos caminhos mais fáceis de percorrer para quem não quer fazer o circuito completo e até mesmo para quem passa apenas um ou dois dias no parque.

Foi um dia difícil porque meu tornozelo, que eu já havia começado a sentir no dia anterior, estava pior, tinha inchado e machucava muito com a bota. Sempre que parávamos e o corpo esfriava, precisava passar um tempo caminhando devagar, quase mancando e o mesmo ocorria quando passávamos por um caminho mais irregular. Era muito complicado, porque eu via que o Diego observava a cada grupo que nos “ultrapassava” com um sentimento dividido entre querer chegar mais rápido e ao mesmo tempo me ajudar de alguma forma.

Circuito em Torres del Paine – Dia 2

D

ia 2 – 15km – Acampamento Italiano > Mirador Británico > Acampamento Italiano > Acampamento Los Cuernos

Depois de termos montado o acampamento meio as pressas na noite anterior acordamos mais tranquilos para começar a caminhada do segundo dia. Teríamos nesse dia as primeiras subidas mais íngremes do trajeto, mas nessa parte pudemos deixar as mochilas pesadas no acampamento onde dormimos e subir só com a mochila pequena com comida para o dia, água e as jaquetas corta-vento.

Nossa programação com os alimentos era inverter o café da manhã com o almoço porque em quase toda a rota que tínhamos planejado não teríamos local para cozinhar no meio do dia, pois também não é permitido cozinhar nas trilhas. Então geralmente comíamos macarrão, sopa e até mesmo feijão no café da manhã e deixávamos nossos sanduíches para o que seria o almoço. A comida que não precisava ser cozinhada (como as frutas secas, barras de cereal e os sanduíches já prontos) já estava organizada em sacos individuais com as porções corretas para cada dia. Essa dedicação nessa parte da organização também valeu a pena pois durante o caminho quando se está cansado, qualquer esforço poupado vale a pena e a Bruna mandou muito bem.

Tomamos nosso “café”, desmontamos o acampamento, deixamos as mochilas pesadas junto à casa dos guarda-parques e iniciamos os primeiros 5km subindo até o Mirador Britânico. Perto do meio do caminho temos um outro mirante que tem uma vista linda para o Paine Grande e o Glaciar del Francés. Ficamos um bom tempo apreciando a vista e de tempos em tempos, víamos pedaços de gelo desprenderem do glaciar e caírem em pequenas avalanches, fazendo um estrondo e arrancando diversos “ohhhh” dos presentes. Depois disso seguimos até o Británico. O caminho varia entre trechos com pedras beirando o rio que desce do glaciar e trechos de bosque, em cada parte mais aberta se tem um visual maravilhoso, ora para o Paine Grande no lado esquerdo, ora para os Cuernos no lado direito.

Circuito em Torres del Paine – Dia 1

D

ia 1 – 23,5km – Sede Administrativa > Las Carretas > Paine Grande > Acampamento Italiano

Eram 07:00h na cabana aquecida do nosso Couch, Santiago. O despertador anunciava que era hora de começar a caminhar e dia já começou diferente quando comemos arroz, ovos e tomate em pleno café da manhã, para aguentar o tranco do que estava por vir, o grandioso Parque Nacional Torres del Paine.

As mochilas já estavam prontas desde a noite anterior, usamos o tempo que passamos na casa do Santi para organizar tudo, tirar o que não fosse necessário das mochilas e preencher o espaço com comida suficiente para dez dias.

Não eram 08:00h e já estávamos na rua principal, onde esperávamos que alguém que estivesse a caminho do parque nos desse uma carona. Foi rápido, nem 15 minutos e um simpático casal de espanhóis parou seu carro e gentilmente nos conduziu por 150km até o parque. Eles entrariam pela portaria sul, bem longe de onde pensávamos em começar, porém como faríamos o circuito completo, não importava muito por onde entrássemos, pois íamos dar toda a volta e sair no mesmo lugar.

3Leia mais
Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt