Pedal e Trekking Morro Pelado – Schroeder
epois de um final de semana chuvoso a segunda-feira amanheceu com um lindo sol e me animou para fazer algo que já venho querendo há algum tempo: subir o morro pelado. E por favor, não me entenda mal, é o nome do morro mesmo.
Essa pode até ser uma “aventura de durante a semana”, é um trekking que levei aproximadamente 60 minutos para subir e descer forçando um pouquinho o ritmo, então pode ser uma boa opção pra dar uma refrescada na mente durante os dias corridos da semana.
Schroeder é uma cidade bonita, com aquele charme de cidade pequena e a área rural bem próxima do centro, o que me atrai muito. Durante a pedalada até lá passei por vários trechos muito legais, em especial a divisa que é cortada pelo rio Itapocuzinho e também outra ponte já no centro da cidade.
Segundo o Strava, a altitude máxima foi de 277m, sendo que o início do trekking está a mais ou menos 50m, então são 227m de subida. É uma trilha bem íngreme e acabei indo sem a bota por ser melhor pra pedalar até lá e isso foi um pequeno problema, por causa da chuva do final de semana a trilha estava bem lisa e acabei tendo que forçar os joelhos um pouco mais durante a subida e a descida. Mas no final das contas meu tênis não se saiu tão mal assim, caí apenas uma vez na volta e deu pra se sujar um pouco de lama.
A vegetação é bem típica da nossa região, uma mata mais fechada e úmida e também algumas plantações de banana. A entrada da trilha não é difícil de encontrar, ela é demarcada por uma divisa de terrenos com essa cerca de arame liso, você sobe acompanhando a cerca por um bom tempo e depois é só seguir o fluxo, o terreno não é aberto, mas a trilha não é difícil de enxergar.
O cume do morro é bem estreito e te deixa com uma visão privilegiada de todo o vale, dá pra caminhar nessa estreita faixa por mais ou menos uns 30 metros e ela te leva até a outra ponta do cume, em cada uma das pontas desse cume existe uma antena e vi também uma câmera de segurança que, imagino que seja da empresa que utiliza as antenas. De um dos lados eu fiz essa panorâmica (clique na imagem para ampliar):
Também fiz um clique aproximando um pouco mais no lado da vista para os três picos de Jaraguá e também do nosso pequeno apartamento que é um desses muitos no canto inferior esquerdo:
E no pedal de volta ainda peguei um “quase” pôr do sol muito bonito: