Circuito Vale Europeu – Cicloturismo – Definindo o roteiro

H

á algum tempo fico me perguntando como seria fazer uma viagem sozinho. Como seria encarar a estrada ou algum trekking mais pesado sem ter a Bruna do meu lado. Como eu ia estar emocionalmente, o quão introspectiva seria a viagem, se seria monótono ou não, enfim, muitas dúvidas. Desde que fizemos o mochilão e encontramos várias pessoas viajando sozinhas isso foi algo que ficou na minha cabeça.

Por outro lado, ando pedalando mais nos últimos tempos e gostaria muito de fazer um pedal mais longo, com bastante esforço físico e com direito a passar algumas noites na estrada. Empolgado com o livro Trilhando Sonhos do Thiago Fantinatti resolvi bater o martelo e fazer uma viagem de bicicleta.

Decidido isso, o próximo passo seria definir o roteiro. Em um primeiro momento cogitei ir até Florianópolis, passando por alguns pontos do litoral norte pelos quais sou apaixonado, como Bombinhas e Mariscal, mas como o clima ainda não está tão quente resolvi alterar esse trajeto, me jogar pra serra e encarar o Circuito Vale Europeu.

Pedal de treino - Parque Malwee - Jaraguá do Sul - Bike e quiosque

Pedal de treino - Parque Malwee - Jaraguá do Sul - Roda d'água 2

Pedal de treino - Parque Malwee - Jaraguá do Sul - Roda d'água

Normalmente o circuito completo é feito em um período de 6 a 8 dias e inicia e termina em Timbó. Fazendo ele dessa maneira tem-se acesso ao guia do trajeto e ao certificado do circuito, mas sinceramente não estou muito interessado no certificado e com base em vários relatos que encontrei pela internet resolvi montar meu próprio roteiro iniciando já aqui de Jaraguá.

Pois bem, iniciando a parte do planejamento, definido o destino eu preciso definir o roteiro detalhado, como vai ser o estilo da viagem, quanto eu pretendo gastar e a quantidade de perrengues que eu vou estar disposto a passar. Decidi que não vou pagar por hospedagem em nenhum dos dias da viagem, vou fazer ela com o menor custo possível, pagando apenas por alimentação e por alguma manutenção na bicicleta, caso seja necessário.

Acabo de definir a rota toda e decidi que vou fazer o trajeto todo em 7 dias saindo e retornando a Jaraguá. É um trajeto mais puxado que o convencional justamente por eu ter que me deslocar daqui até algum ponto onde eu possa iniciar o circuito, que no caso será em Rio dos Cedros. Simplificando a rota, é mais ou menos isso:
1º dia: Jaraguá > Rio dos Cedros – Aprox. 61km.
2º dia: Rio dos Cedros > Timbó > Benedito Novo > Alto Palmeiras – Aprox. 53km.
3º dia: Alto Palmeiras > Cachoeiras sentido Doutor Pedrinho – Aprox. 45km.
4º dia: Cachoeiras sentido Doutor Pedrinho > Doutor Pedrinho – Aprox. 45km.
5º dia: Doutor Pedrinho > Cachoeira Zinco > Cachoeira Salto > Rodeio – Aprox. 45km.
6º dia: Rodeio > Ascurra > Indaial – Aprox. 45km.
7º dia: Indaial > Pomerode > Jaraguá – Aprox. 72km.

Totalizando uma quilometragem de aproximadamente 366km em 7 dias fico com uma média de 52km diários, o que é alto para alguém com pouco preparo no ciclismo como eu. Nunca fiz uma viagem de bicicleta tão longa e não sei como será pedalar com o peso da bagagem, por isso vou tentar impor um ritmo mais forte nos próximos dias pra melhorar meu condicionamento físico. Vou estabelecer isso como meta e depois, se por acaso eu perceber que não vou ter condicionamento suficiente, eu estendo um pouco mais o número de dias da viagem para diminuir a média de quilometragem/dia.

Pedal de treino - Parque Malwee - Jaraguá do Sul - Árvores

Pedal de treino - Parque Malwee - Jaraguá do Sul - Lagoa e céu

Os próximos passos agora são:
– Definir alimentação: o que vou comer, como vou preparar e quanto preciso carregar.
– Alterações na bicicleta: instalação do bagageiro e revisão geral.
– Definir custos totais.
– Organizar equipamentos que serão levados.

Quase não consigo me conter de empolgação, decidi ontem que iria viajar, hoje já tenho roteiro pronto e sigo para as próximas tarefas, se tudo der certo saio ainda esse mês! No próximo post já pretendo ter todos os custos em mãos e as listas de equipamentos e alimentos prontas.

As fotos desse post são de uma pedalada de hoje a noite, a primeira que dou depois que decidi viajar, fui até o Parque Malwee e fiz o primeiro treino. Daqui pra frente pretendo aumentar a quilometragem e fazer percursos diferentes dos que estou acostumado para não cair na rotina e não ficar bitolado em só treinar e esquecer do prazer de pedalar.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Pedal e Trekking Morro Pelado - Schroeder - Rio cruzando a principal estrada do município 2Pedal de Treino - Jaraguá do Sul - Subida Morro das Antenas - Cidade no anoitecer