Cicloturismo – Viagem pelo litoral norte de SC – Dia 3

T

odo o roteiro que eu havia planejado para 3 dias nós acabamos fazendo em apenas 2, isso me deixou com tempo livre no domingo e decidi voltar pra Jaraguá pedalando também. Com certeza esse trajeto é muito conhecido por quem mora em Jaraguá pois faz parte do nosso acesso a muitas cidades da região, mas mesmo passando por ele tantas vezes, quando estamos de carro dificilmente paramos pra notar o quanto ele também é bonito.

Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 3 - Cavalo pastando em Araquari

As caixas plásticas que  utilizamos nos bagageiros eram emprestadas, então meu pai já fez a retirada delas e eu voltei a ter a bicicleta leve novamente. Trouxe apenas o essencial, o kit de reparos caso o pneu furasse novamente, o anoraque caso a chuva aparecesse e a máquina fotográfica para registrar alguns cliques durante o trajeto. Tomei um café não muito reforçado e saí de casa às 9:15h. Nesse dia não estava muito preocupado em sair cedo porque apesar da quilometragem ser somente um pouco mais baixa que nos outros dias eu sabia que meu ritmo seria totalmente diferente.

Ritmo, esse foi um dos pontos em que a pedalada com o meu pai me incomodou em alguns momentos. Eu sabia desde o começo que isso iria acontecer, que eu teria que reduzir bastante a velocidade e fazer muitas paradas para descansar, pois teria que acompanhar o ritmo do meu pai que pedala muito pouco. Entenda que o problema não é ele ter esse ritmo ou eu ter o meu, o problema é equilibrar os dois sem que nenhum se canse e foi justamente isso que aconteceu em alguns momentos. Exatamente da mesma maneira que aconteceu comigo e com a Bruna no Circuito do Torres del Paine nos primeiros dias, as vezes é muito complicado encontrar esse equilíbrio.

Mas no domingo eu pude manter o meu ritmo durante todo o pedal e isso me levou à quase exaustão em alguns momentos, principalmente no trecho da BR-280 entre o trevo da 101 até o morro da Weg Química. Meu intuito nesse terceiro dia era justamente esse, forçar um pouco mais e me concentrar somente na pedalada, sem pensar em mais nada, deixar a cabeça livre por algum tempo.

Mas o meu erro foi não ter me alimentado bem. Justamente algo que peguei no pé do meu pai no dia anterior, porque ele também não estava controlando bem a alimentação, fui lá e cometi o mesmo erro. E como eu estava carregando somente o básico não trouxe nenhum alimento junto, outro erro. Comecei a sentir minha pressão baixar logo depois do trevo da 101 que comentei acima. Nesse momento resolvi diminuir um pouco o ritmo, aproveitei pra fazer algumas paradas pra descansar e tirei algumas fotos.

Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 3 - Plantação de Arroz na BR280

Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 3 - Eucaliptos na BR280

Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 3 - Araucária na BR280

Até peço desculpas pela escassez de imagens nesse post, comparado com os outros dias fiz pouquíssimas fotos, nesse terceiro dia relaxei um pouco mais e apenas aproveitei o pedal e o visual, me concentrando bastante e ficando o período todo mais introspectivo.

Logo depois da descida da Weg Química finalmente encontrei uma mercearia aberta e pude comprar alguma coisa pra colocar no estômago. Comprei três paçocas e um pacote de biscoito recheado que foram consumidos quase que instantaneamente. Fiquei sentado por alguns minutos enquanto comia e já pude sentir meu corpo lentamente voltando a ter mais energia. Analisando a atividade do Strava pude confirmar a diferença de ritmo durante todo o trajeto: comecei fazendo uma média de 26 a 28km/h até o trevo da 101, depois no trecho mais crítico onde resolvi dar uma diminuída pela pressão baixa fiquei com uma média entre 20 e 22km/h e depois que me alimentei voltei a bater 25 a 27km/h. No total foram 55,7km em 2 horas e 17 minutos e 337m de altimetria, me deixando com uma média final de 24,3km/h com 30 minutos de descanso entre todas as paradas.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 2 - Beira mar de Barra VelhaCicloturismo Vale Europeu - Bike pronta com os alforjes Alto Estilo 60l e a bolsa de guidão Ararauna 11l