Parque Nacional Tierra del Fuego – Final da Ruta 3
o último dia de estadia no parque acordamos cedo, começamos a arrumar nossas coisas para partir, comemos algumas torradas e caminhamos para as últimas trilhas que faríamos ali. Deixamos duas trilhas curtas separadas, pois teríamos pouco tempo até a van retornar para nos buscar conforme tínhamos combinado.
Uma das trilhas passava por uma castoreira que ainda está em atividade, mas infelizmente dessa vez não encontramos nenhum castor enquanto passamos por lá. Os castores não são nativos dessa região, foram trazidos para cá pelo homem e acabaram causando um estrago enorme na floresta daqui, pois atingiram um tipo de vegetação que não sobrevive aos espaços alagados que eles produzem e também, na sua maioria, são árvores que não brotam após terem sido cortadas uma vez.
A paisagem não deixa de ser bela, mas conseguimos ver que a natureza está tentando se virar pra consertar o estrago que não foi causado por ela.
A outra trilha cortava por dentro da floresta por alguns instantes e nos deixava no final da Ruta 3, que é uma rodovia que vai daqui de Ushuaia até o Alaska. A distância de um ponto a outro é de 17.848km. Nada mal, hein?!