Yoga, alongamento e preparação

Q

uanto mais tempo ficamos em casa, mais saudades sentimos da época em que estávamos viajando. Mesmo tendo adotado uma rotina diferenciada depois que voltamos da viagem, ainda assim ela tem um pouco de rotina, o que na realidade não é ruim, mas temos essa tendência de enxergar a rotina como algo cansativo e sem graça.

Para evitar um pouco desse descontentamento tentamos estabelecer algumas atividades diferentes no nosso dia a dia, uma dessas atividades foi o yoga e talvez tenha sido uma das minhas melhores descobertas dos últimos tempos.

Yoga em casa

Eu sempre tive uma certa preguiça para me alongar, com o tempo fui entendendo a importância da prática e da quantidade de benefícios que ela traz, mas sempre tinha uma certa dificuldade de encaixar ela no meu dia a dia ou de fazê-la naquela hora que ela é mais eficiente, depois de uma atividade física um pouco mais desgastante. Mas vou dizer que com o yoga a prática do alongamento se tornou natural, pois eu não encaro a atividade como cansativa, eu simplesmente gosto de fazer.

Dando uma pesquisada rápida eu descobri que na verdade o yoga é muito mais do que uma série de posturas, é uma filosofia, um conceito de união, interna entre o seu corpo e a sua mente e também de união com o todo, você com o universo. Esse conceito popular que temos do yoga ligado às práticas físicas parece transitar numa linha entre o exercício físico e a meditação, pelo menos esse é o meu entendimento da atividade até agora. Ele une práticas de concentração, respiração e de exercícios físicos com uma harmonia que tem me deixado em um estado de tranquilidade enorme, principalmente nas primeiras horas após a prática.

Geralmente eu e a Bruna praticamos logo quando acordamos ou após o café da manhã, assim começamos o dia em um ritmo bacana, não tão acelerado quanto de costume. Praticamos por cerca de 30 minutos e, as vezes, adicionamos mais uns 15 ou 20 minutos de meditação logo na sequência.

Quando decidimos começar a praticar buscamos no YouTube algumas vídeo aulas e, depois de encontrarmos alguns vídeos muito rápidos e alguns muito lentos encontramos o canal da Pri, que pareceu se adequar ao nosso ritmo. Ela possui uma didática bem legal e os exercícios tem fluído muito bem até agora. Estamos seguindo a playlist Yoga para Iniciantes do canal dela, esse vídeo abaixo é o primeiro da lista.

Existe uma quantidade enorme de posições e das mais diversas dificuldades, elas aumentam bastante a complexidade da prática, mas não queremos nos apressar e tomar os pés pelas mãos, estamos tentando manter um ritmo agradável para que a atividade não se torne cansativa demais.

Além do yoga, seguimos praticando algumas caminhadas e estamos aumentando consideravelmente nossas pedaladas, tudo isso faz parte de uma fase de preparação para a próxima viagem. Sim, uma próxima viagem onde trocaremos as nossas botas pelas bicicletas e vamos descobrir uma parte desse nosso país lindo! Não quero dar muitas informações agora porque ainda estamos apenas iniciando a fase de planejamento dela, então vai levar bastante tempo até tudo acontecer e cairmos na estrada de novo, mas ainda vamos falar bastante sobre ela e vamos ter vários posts sobre essa fase de preparação também.

Creative Commons: A foto de capa do post pertence à Giuseppe Chirico e está em seu Flickr sob a licença CC BY-ND 2.0.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Home - Documentário - 01Torres del Paine - Trilha Paine Grande para Las Carretas - Vista para Paine Grande e Cuernos com Diego