Como planejamos nosso mochilão

U

ma viagem é um projeto. Como qualquer projeto, para ser bem sucedido requer um pouco de disciplina e planejamento. A metodologia que cada um adota é muito particular e depende muito do roteiro e do tipo de viagem, não existe uma fórmula e isso a gente aprende logo que começa a ler sobre o assunto. Seguimos um padrão diferente da maioria por não termos prazo de término, mas achamos bacana compartilhar nossa linha de pensamento.

O planejamento começou quatro meses antes, em setembro, quando decidimos que iríamos para a Patagônia. Esse é o primeiro ponto: o destino.

Quanto podemos gastar é fundamental para definir as questões seguintes, então o segundo ponto é a grana. Já fazia algum tempo que nós tínhamos optado por uma vida mais simples e nos empenhado em guardar boa parte do nosso salário, então usamos essa grana e seguimos guardando tudo o que podíamos também durante o tempo de planejamento, isso inclui décimo terceiro, férias, trabalhos extras, enfim… Sem dar chance para o consumismo, tudo ia direto para a poupança e só saía de lá para a compra de equipamentos para a viagem.

Em seguida, optamos pelo mochilão, com foco em atividades outdoor, prezando passar mais tempo viajando, gastando menos e aí está o terceiro ponto: o estilo da viagem.

Mochilão - Ushuaia - Trilha para Laguna Esmeralda

O quarto ponto é o tempo, saber a época do ano em que vamos embarcar e quanto tempo vamos ficar é muito importante para traçarmos objetivos e organizar um cronograma para cumprir até a data final. Para definir a data, no nosso caso tivemos de respeitar a natureza e ir no tempo dela. Os passeios que gostaríamos de fazer na Patagônia só são possíveis durante o verão, por isso optamos por viajar no final de janeiro, assim poderíamos passar as festas de final de ano com a família e ter algum tempo depois para programar tudo o que faltasse. E faltaria tanto a fazer! Sobre o período de estadia, esse ficará em aberto, nos programamos para passar pelo menos três meses, mas estamos livres para mudar para mais ou para menos a qualquer momento.

Quinto ponto: tarefas a longo prazo. Combinados o destino, o estilo e a data, dividimos as tarefas entre nós dois e começamos a executá-las já em setembro. Nesse período começamos a fazer as pesquisas de preços para vôos e equipamentos, além de ler muito sobre o destino em si e ter as primeiras bases do que iríamos fazer por lá. Conversas com quem já visitou o lugar ou já fez algo semelhante e fóruns especializados são uma força gigante nesse momento.

Em seguida começamos a fazer as compras, essa parte foi necessária pelo estilo da nossa viagem, será um mochilão outdoor em clima frio, ou seja, não dá pra ir com uma mala e as roupas que usamos no calor do Brasil. Muita coisa foi comprada pela internet, então a antecedência nesse caso é essencial. Também acompanhamos promoções e ofertas de equipamentos usados (há lojas online que oferecem venda de equipamentos usados, o Armazém Aventura é uma delas, além disso muitos grupos de facebook), economizamos muito com isso.

Quanto às passagens aéreas, ficamos de olho nos sites até surgir uma promoção. Não surgiu. Quando vimos que a data se aproximava e o preço poderia começar a subir, compramos (isso foi uns dois meses antes). Nessa fase também começamos a contar da viagem para algumas pessoas (como ela também significava um rompimento no trabalho, somente as pessoas mais envolvidas poderiam saber num primeiro momento).

Sexto ponto: tarefas a médio prazo. Em novembro corremos atrás dos documentos: identidades novas, passaportes e vacinas. É muito importante verificar esses itens com antecedência também! Dezembro foi um mês conturbado, pois além do planejamento, ainda fizemos uma mudança de casa, o que nos tomou bastante tempo. Deixamos nossos trabalhos, o que implicou em reuniões, treinamentos e muito esforço pra não deixar ninguém na mão. Além disso, combinamos uma viagem de família que teria início no dia 12 e terminaria depois do natal, ou seja, dezembro praticamente não existiu no cronograma da viagem. O máximo que fizemos nesse período foi manter os exercícios físicos e ler.

Sétimo ponto: ajustes finais. Em janeiro a coisa ficou séria! Correr atrás de alguns equipamentos que ainda faltavam, compras de medicamentos e outros itens pequenos, buscar os passaportes que já estavam prontos, mas em outra cidade, cópias de documentos, identidade visual, site e redes sociais, burocracias com banco, seguro e outros detalhes, ainda combinando com a trilha do Monte Crista que estava nos planos como preparação física e teste de equipamentos. Deu uma trabalheira gigante! Nesse último período não estávamos mais trabalhando e ficamos em função da viagem, tínhamos uma folha de checklist que olhávamos todos os dias logo ao acordar e íamos riscando, ao mesmo tempo que acrescentávamos novas tarefas.

_MG_2681

Erros de principiantes: Ignorando as dicas que já havíamos lido tantas vezes, deixamos para esse período final a elaboração do roteiro, coisa que normalmente se faz logo no início. Não queríamos ficar presos a um roteiro e fazer tudo com o tempo contado, por isso deixamos ele bem aberto, fizemos apenas uma pesquisa de alguns pontos pelos quais gostaríamos de viajar e dicas de outros viajantes. Essas informações servirão como base, em cima delas vamos adicionando ou removendo lugares conforme a nossa disponibilidade e as oportunidades que irão aparecer enquanto estivermos viajando. Além disso, se eu tivesse anotado aos poucos as dicas que lia, não precisaria correr atrás das informações e reler os artigos, como acabei fazendo.

Optamos por reservar hospedagem apenas para o dia da chegada e isso também ficou para o final, mas foi um erro não reservar com mais antecedência, mesmo sendo apenas uma diária, pois acabamos ficando com poucas opções vagas e pagando mais caro do que gostaríamos.

Estamos às vésperas do embarque, os quatro meses se transformaram e quatro dias e ainda não deu tempo de sentir ansiedade, tamanha é a ocupação. Apesar da correria, nos sentimos preparados e como temos falado nos últimos dias: dia 20 o avião vai sair e, riscando todos os itens do checklist ou não, nós estaremos dentro dele!

PS: Esse post foi editado depois da viagem para adicionar algumas informações que não havíamos incluído na primeira postagem.

Checklist - Antes da Viagem

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt