De coração e casa abertos

E

ste post dedicamos a duas pessoas mais que especiais que encontramos em Ushuaia: Marisa e Gabriel.

Conhecemos eles durante o trekking do Paso de Las Ovejas e Gabriel não se parecia com nenhum dos argentinos que havíamos conhecido, falava pelos cotovelos feito um brasileiro e foi meio que um guia durante todo o percurso. Sabia tudo sobre a flora, a fauna e as montanhas de Ushuaia e foi nos explicando cada detalhe enquanto caminhávamos.

Logo comentei com a Bruna: “esse argentino é gente boa, vamos aprender muita coisa”. Seguimos pela trilha e no outro dia continuamos juntos, conversando bastante, brincando sobre as diferenças entre o espanhol e o português, aprendendo mais sobre as trilhas da região e, acima de tudo, nos divertindo muito.

Durante a carona que nos deu na volta já trocamos os números de telefone para seguirmos conversando e também pedimos dicas de outras trilhas pra fazer aqui em Ushuaia, além de combinar uma para fazermos juntos no próximo final de semana. Katy e João já partiriam para Puerto Natales no dia seguinte então não puderam nos acompanhar, mas nós seguimos nas caminhadas.

Não só ele nos deu dicas de quais eram as trilhas boas como veio na porta do hostel nos buscar alguns dias depois e nos deixou no início da trilha da Laguna de los Cinco Hermanos na terça-feira. Da mesma forma, Gabriel nos deixou na trilha da Cascada de Los Amigos na sexta e no dia seguinte faríamos a caminhada que havíamos combinado juntos. Não queríamos ficar abusando da hospitalidade e dizíamos que não precisava tanto, mas ele insistia e todas as vezes dizia: “no hay problema, lo hago porque me gusta, es de corazón”.

Mais uma vez foi uma excelente trilha onde Mayra, irmã de Gabriel, se juntou a nós. Aproveitamos bastante e nos divertimos muito, eu e Bruna estávamos planejando acampar em um local próximo à cidade, mas durante o caminho de volta o tempo virou bruscamente e começou a chover. Nesse momento Gabriel, que já havia oferecido sua casa antes durante a trilha, insistiu mais uma vez e não pudemos negar.

Chegamos na sua casa e fomos ao lugar que é o recanto de Gabriel, a garagem onde guarda seus automóveis e sua coleção de placas. Chegando lá, nos apresentaram o lugar, tinha banheiro com chuveiro junto a garagem, disseram que poderíamos usar tudo, nos deram um colchão e nos pediram se não faltava nada. Eu estava admirado com tanta hospitalidade e meio abismado com o fato de que eu estava dormindo na casa de um cara que há uma semana atrás eu nem conhecia. Fiquei sem palavras, só conseguia dizer “muchas gracias”.

No dia seguinte, acordamos, tomamos café juntos, ajudei Gabriel a organizar algumas coisas na garagem enquanto a Bruna preparava brigadeiros (que não existem aqui na Argentina) com Marisa na cozinha. Almoçamos juntos, tiramos um cochilo depois do almoço e durante a tarde eles receberam a visita da irmã de Marisa, seu marido e sua filha. Sentamos todos juntos para o café da tarde e seguimos conversando até às 21h. Novamente disseram que deveríamos dormir lá, mas realmente não queríamos abusar e já havíamos feito a reserva do hostel. Não iríamos furar com o hostel, afinal de contas fomos muito bem recebidos lá também. Gabriel ainda fez piadas dizendo para ligarmos dizendo que estávamos na trilha, havíamos quebrado a perna e que não poderíamos comparecer, mas permanecemos com a decisão e ele mais uma vez nos deu carona até lá.

Sinceramente, não temos palavras pra agradecer tudo isso. Receber todo esse carinho e toda essa ajuda de pessoas que conhecemos a tão pouco tempo é algo simplesmente fantástico.

Isso nos fez refletir sobre o quão importante é o contato humano e também pensar no outro lado da moeda, como se estivéssemos em nossa casa, em Jaraguá. Mesmo não sendo um ponto turístico tão forte quanto Ushuaia, encontramos pessoas de todos os lugares, muitas vezes nem nos damos o trabalho de conversar mais com elas, muito menos desprender tanto tempo e dedicação para nos aproximar ou facilitar sua estadia em nossa cidade.

Um casal, que há pouco tempo atrás nem conhecíamos, nos deu seu tempo, seu conhecimento, sua comida, sua casa e muita, mas muita ajuda além de tudo isso. Sinceramente não lembro de ter feito tanta coisa nem para amigos de longa data. Isso te faz pensar sobre muita coisa.

_MG_5538

_MG_5466

_MG_5412

_MG_5501

Posts recomendados
Comentários
  • Larissa
    Responder

    Muito bom ler vocês!!!!!! Saudades enormes

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Isla Magdalena - Pinguins - Close 1_DSaudades_D2