Capilla de Mármol: um dos lugares mais surreais que visitamos
sse é um daqueles lugares que você custa a acreditar que existem de verdade. Eu mesma já tinha visto fotos antes e pensava ser fruto de um bom tratamento de imagem. Pois temos de dizer que, não apenas o lugar existe, como fica aqui no Chile, o passeio tem um preço acessível e a água tem exatamente essa cor que você pode ver na foto, nada de Photoshop.
O Lago General Carrera é enorme, com 224 mil hectares de extensão e suas águas, além do Chile, se estendem até a Argentina, onde recebe o nome de Lago Buenos Aires. É possível avistá-lo em um bom trecho da Carretera Austral, porém é em Puerto Rio Tranquilo que se pode avistar a beleza escultural das cavernas de mármore.
O passeio custou CH$ 8.000,00 por pessoa, cerca de R$ 35,00 e dura mais ou menos duas horas, pode ser comprado nas pequenas casinhas que vendem o passeio na margem do lago, na via principal do povoado. Tomamos um barco pequeno com até 12 pessoas e um guia nos leva até o local. O percurso até a primeira caverna dura apenas 15 minutos e é possível chegar muito perto mesmo, até tocar as paredes. Nas aberturas maiores, o guia coloca o barco lá dentro e a gente navega pela galeria.
São várias cavernas, com até 30 metros de extensão, esculpidas pela água em grandes formações de mármore maciço. É possível visualizar as manchas nas pedras, dando assim uma ideia da sua idade, que segundo o guia, quanto mais brancas, mais antigas. O horário ideal para fazer a visita é pela manhã, quando a posição do sol faz com que a água de um azul profundo projete um reflexo nas pedras. Infelizmente, no nosso dia não tinha sol, o tempo estava fechado e às vezes caía uma garoa fina. Ainda assim, o tempo não nos impediu de fazer o passeio e não deixou de ser espetacular.
Além das cavernas, também tem as duas formações mais populares, conhecidas como Catedral e Capilla de Mármol (catedral e capela de mármore), que são isoladas do continente, como se fossem ilhas de mármore. Elas são igualmente lindas e as fotos fazem pensar que elas estão flutuando em meio a um mar tropical, mas não se engane, as águas do lago são extremamente frias.
Foi um passeio incrível, valeu a pena cada centavo economizado para estar ali, chega a ser emocionante ver um lugar assim tão único.
Depois do passeio, sentamos num banco na beira do lago e cozinhamos um macarrão para almoçar. Enquanto comíamos começamos a pensar em nossa ida até a próxima cidade, Cochrane. A manhã já estava terminando e havia algumas pessoas tentando carona ao longo da estrada, mas não havia movimento algum de veículos. Já sabíamos que a partir dali, seria muito difícil “fazer dedo” na carretera, pois estamos no mês de abril (baixa temporada) e são poucos os que se aventuram nas cidades mais ao sul. Foi assim que decidimos tomar o primeiro ônibus de toda a nossa viagem (até então só tínhamos usado ônibus circular, dentro de uma mesma cidade). Pagamos CH$ 7.000,00 cada um pelo transporte de 274km e fomos confortáveis até a cidade de Cochrane.
Cara.. não tem comentário.. é de deixar a gente de boca aberta.. Show!
gente, vcs sabem como eu faço pra atravessar de los antiguos (arg) até rio tranquilo?
Oi Jonatas,
Então, nós não entramos por aí, entramos por Coyhaique, mas pelo que sei há um posto de fronteira entre Los Antiguos (Argentina) e Chile Chico (Chile). Daí você pode seguir pela 265 até alcançar a Carretera outra vez e então subir até Puerto Rio Tranquilo. Acredito que a travessia também possa ser feita em barco, mas é mais fácil já estar do lado chileno para isso, em Chile Chico, no caso. Espero ter ajudado. Abraços!
Olá! Adorei suas fotos e dicas. Eu e o meu marido vamos visitar a Catedral de Mármore em fevereiro de 2017 e gostaria de saber se você poderia me informar sobre as condições da estrada entre Balamceda/Coyhaique até P.Rio Tranquilo. A carretera Autral é boa? Vamos alugar um carro, mas não sabemos se é necessário um 4×4 para chegar até lá. Abraço. Obrigada.
Olá Caroline! Tudo bem?
Sobre as condições da estrada, nos trechos que passamos a estrada era razoável, não era boa, mas também não era necessário ter um carro 4×4. Com caminhonetes e outros carros 4×4 acredito que deva facilitar, mas acho que não são uma necessidade. Um abração e boas aventuras! :]