Museo a Cielo Abierto: arte e coletividade nas ruas de Santiago

V

ocês gostam de grafitti? – Foi o que perguntou Barbara enquanto pensava em locais bacanas para visitarmos e é claro que a resposta foi positiva. Sempre que caminhamos pelas cidades saímos fotografando todas as artes que vemos nas paredes, pois acreditamos que elas podem contar muito da história do local. Foi assim que surgiu a dica para visitar o Museo a Cielo Abierto, que não é exatamente um museu. Como o próprio nome sugere, ele não tem limites físicos de uma edificação (embora tenha paredes, portas e janelas) e também não possui uma entrada, um guarda nem horário de atendimento. Trata-se de um bairro, onde você caminha livremente, enquanto contempla os grandes murais pintados por mais de 70 artistas renomados, tanto chilenos como estrangeiros. 

Para ir até o museu, tomamos o metrô, paramos na estação Departamental e caminhamos até as ruas onde estão os murais. Eles se localizam entre a Avenida Departamental, a rua Carlos Edwards, a Panamericana Sur e a rua Gauss, na comuna de San Miguel.

O projeto surgiu em 2009 como uma forma de levar arte a um bairro com construções antigas, já bastante deterioradas que precisavam de manutenção. Assim, o Centro Cultural Mixart, com o apoio da população que ali vivia, elaborou o projeto, que hoje é a maior concentração de arte de rua de Santiago, uma gigantesca galeria que mescla as técnicas que mural e grafitti nas paredes dos prédios. O mais legal é que todas as artes passaram por aprovação prévia dos moradores de cada edifício a ser pintado, gerando um sentimento de coletividade e participação.

Definitivamente a intenção do projeto vai muito além da decorativa, as obras marcam o bicentenário chileno e trazem temas que valorizam ou questionam questões relacionadas ao Chile e à América do Sul, além da integração da comunidade e o benefício à população em geral, entregando um espaço de contemplação livre e gratuito.

Visite o site oficial para saber mais, ver outras fotos e também conhecer a história de cada mural:
http://www.museoacieloabiertoensanmiguel.cl/

Mas é claro que o melhor mesmo é ir até lá e conferir de perto essa obra linda da humanidade!

Santiago - Museu a Céu Aberto

Santiago - Museu a Céu Aberto 6

Santiago - Museu a Céu Aberto 5

Santiago - Museu a Céu Aberto 4

Santiago - Museu a Céu Aberto 2

Santiago - Bruna no Museu a Céu Aberto

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Santiago - Escadarias do Museu de Belas Artes 2Santiago - Cerro Santa Lucia - Pôr do sol