Review: Isolante Térmico Therm-a-Rest Trail Lite

O

isolante térmico Trail Lite da Therm-a-Rest e o saco de dormir (que já falamos aqui) eram nossa cama e cobertas durante grande parte da viagem. Enfrentamos calor e frio, sol e chuva, acampamos em vários tipos de terreno e ainda assim não temos nenhuma reclamação de nossas noites de sono.

O isolante térmico é o que separa você do chão, simples assim. E é justamente por ser tão simples que muita gente subestima o valor dele, mas principalmente na questão conforto térmico ele é muito importante. Além é claro de corrigir pequenas imperfeições no chão, o que melhora muito o conforto quando você está acampando em um terreno um pouco irregular. Existem principalmente dois tipos de isolante: as lâminas de EVA que são baratas e leves e os infláveis, que são mais caros, mas geralmente mais confortáveis. Dentro dos infláveis existe ainda a categoria dos auto-infláveis, como é o caso desse modelo que escolhemos.


O Trail Lite é um isolante térmico auto-inflável com uma resistência térmica de 3,4 na escala R-Value (ou valor R), mas eu nem sabia o que isso significava até começar a pesquisar os isolantes térmicos. Assim como nos sacos de dormir, também existe uma escala para definir uma temperatura adequada para uso dos isolantes, com esse valor o Trail Lite consegue se virar bem em temperaturas de até -10ºC. Obviamente o isolante sozinho não serve pra muita coisa no que diz respeito a conforto térmico, assim como o saco de dormir sem o isolante é muito pouco efetivo.

O material da superfície do equipamento é de poliéster, tem um toque bem agradável e é visivelmente resistente. Isso também dá uma versatilidade bem bacana para o equipamento, diversas vezes utilizamos ele como um colchonete comum para deitar em qualquer lugar, mesmo sem estar utilizando o saco de dormir.

Review Therm-a-Rest Trail Lite - Isolante térmico - Detalhe abertura e textura

Ele compactado fica razoavelmente pequeno (assim como nosso saco de dormir), mas certamente não é o mais leve ou menos volumoso da categoria. Mesmo assim ele é ótimo na relação custo x benefício e cabia no nosso bolso. Ele pesa entre 800g e 1100g, dependendo do tamanho escolhido, e compactado ele fica num rolo de de mais ou menos 35cm de comprimento por 18cm de diâmetro.

Review Therm-a-Rest Trail Lite - Isolante térmico - Compactado

O único ponto negativo, se é que se pode colocar assim, que encontramos no equipamento foi o título de auto-inflável. Com isso em mente esperávamos que ele se inflasse mais e só precisássemos dar umas três ou quatro assopradas para deixar ele bem cheio, mas depois de alguns dias acampando e com ele compactado na mochila esse processo de “auto-inflação” fica bem demorado e quase todas as vezes nós enchíamos na boca mesmo. Não chega a incomodar muito, mas eu fiquei com uma sensaçãozinha de propaganda enganosa. Mas imagino que isso deva acontecer com outros modelos também.

E de novo são praticamente só elogios para o equipamento, seguimos aquela proposta de gastar num equipamento de um custo médio e que fosse bem versátil e acertamos na mosca. Ontem mesmo respondi um comentário sobre isolantes térmicos e vi que existe uma variedade enorme de isolantes auto-infláveis no mercado, então a questão é dar uma pesquisada e ver o que encaixa no seu bolso, caso você opte pelo Trail Lite acho pouco provável que você se arrependa.

Review Therm-a-Rest Trail Lite - Isolante térmico - Diego deitado

Review Therm-a-Rest Trail Lite - Isolante térmico - Na embalagem

Posts recomendados
Mostrando 2 comentários
  • Paulo
    Responder

    Vocês poderiam recomendar o lugar que compraram, ou outro lugar que saibam que tem?
    Só encontrei na Amazon, e mesmo assim está sem estoque.
    Obrigado!

    • Diego Nunes
      Responder

      Olá Paulo! Tudo certo?! :]
      Então, nós compramos na Amazon mesmo, também dei uma procurada rápida aqui e não consegui encontrar nenhuma loja aqui no Brasil. Que pena!
      Mas cara, acho que compensa dar uma olhada em equipamentos similares, tenho um amigo que possui o Smart da Guepardo e que utilizei uma vez, o conforto é bem parecido, só não sei dizer ao certo como são as especificações de peso e volume. Esse Smart, por exemplo, está na faixa dos R$150/R$200 aqui no Brasil. Se tiver mais alguma dúvida é só nos dar um toque!
      Um abraço e boas aventuras!

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Saco de dormir Deuter Orbit -5 - Review - Detalhe EtiquetaCarretera Austral - Caminho até Caleta Tortel - Bruna e o Mate