Home, um documentário que tem algumas verdades pra te falar

J

á havíamos ouvido falar muito bem a respeito do documentário Home, assim como a série de documentários mais recente do mesmo diretor/produtor: Human. Mas até então não o havíamos assistido, resolvemos fazer isso essa semana e não podemos deixar de elogiá-lo.

Yann Arthus-Bertrand é um  fotógrafo, jornalista, repórter e ambientalista francês que no início de sua carreira tinha o foco em fotografia de animas, mas depois deu uma guinada e passou a trabalhar mais com fotografias aéreas. E falando do Home em si, ele foi todo produzido com tomadas aéreas ao redor de praticamente todo o nosso exuberante e lindo planeta.

Home - Documentário - 02

O documentário transmite um pouco da história de como é a vida em nosso planeta desde o início dela e de como foi e está sendo o processo de transformação dessa vida até hoje. Pode parecer forçado, mas não posso deixar de fazer um paralelo com o nome do nosso projeto, A Natureza Humana, para mim, o filme traduz um pouco dessa essência.

Home mostra o processo natural da formação do nosso planeta, do que existia quando ainda não havia vida, do início dela, da transformação dessa vida através das plantas e dos outros animais e finalmente até o momento em que chegamos nós, humanos. E é nesse momento que a crítica do filme aparece.

A partir do momento em que chegamos ao planeta começamos o nosso caminho de “evolução” até o estado que nos encontramos hoje, onde boa parte de toda a beleza e exuberância do planeta que eu citei lá no início do post já foi devastada por nós.

Home - Documentário - 03

O filme faz essa crítica ao sistema de consumo moderno, onde a maioria da população está consumindo bens supérfluos, uma minoria luta por subsistência passando por dificuldades extremas e enquanto tudo isso ocorre o planeta aparentemente ruma para um destino não muito agradável.

E de uma forma simplista (talvez até demais) vou resumir isso tudo em apenas uma palavra: consumo. Toda essa degradação do planeta, grande parte dos desastres “naturais”, a essência da desigualdade social, as grandes guerras e os problemas sociais que vem juntos com elas. Tudo isso está relacionado ao consumo e, quer você queira ou não, você e eu fazemos parte disso.

E não, não vou dizer para você deixar de consumir. Quem me conhece um pouco melhor sabe que não sou contra o consumo de forma geral, que sou a favor do desenvolvimento tecnológico e de boa parte das maravilhas do mundo moderno. O grande problema em si não é o consumo, mas o consumo inconsciente. O consumo pelo simples fato de consumir. O consumo por impulso. O consumo que nos é vendido e que a gente nem percebe.

Home - Documentário - 04

Por isso minha mensagem é simples, mas te juro que é muitíssimo eficaz. Para cada conta que você paga, para cada real que sai do seu bolso, tente refletir de onde ele veio e para onde ele vai. Quantas pessoas foram necessárias para produzir o que você está consumindo, quanta energia foi demandada para produzi-lo e para chegar até você e, por final, como ele vai ser descartado.

Consumo consciente é a chave. Pesquise mais sobre o que consome, sobre as empresas que fabricam o que você vai consumir (você concorda com os ideais deles?), dê preferência à alternativas locais e de menos impacto e principalmente se pergunte se você precisa mesmo daquilo que vai consumir. Nós temos a faca e o queijo na mão, nós controlamos boa parte da demanda do mercado, não se esqueça disso. Toda ação tem uma reação, você faz parte do todo, não negligencie essa responsabilidade.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Passeio CiclísticoYoga