SOS Amazônia – É sério, mesmo?!

A

h, bem legal, também vou colocar o SOS Amazônia no perfil. É só isso que precisa fazer né?! E assinar a petição online… Não preciso nem repensar meus hábitos e em como diminuir o meu rastro aqui no planeta… Ou preciso?

Hoje o papo é reto e sem rodeios então vou ser breve e tentar mandar essa ideia gigante pra dentro da sua cabeça em poucas palavras. Desculpa aí se eu parecer um pouco agressivo, esse tom é só pra manter você ligado nas informações, que são muitas, então prepara pro bombardeio aí.

Há dois meses eu fiz um post de um vídeo do Greg News no Facebook onde ele usa o trocadilho “asvezestariano” que é simplesmente sensacional. Além disso ele comenta sobre o fundo Amazônia, a polêmica da Noruega, JBS e algumas coisas mais. Se você não assistiu ainda, veja aí ou salve pra ver depois que ler esse post: GREG NEWS com Gregório Duvivier | CARNE.

“Ah, mas o Gregório é um esquerdopata, sabe nada de política, muito menos de preservação da Amazônia”.
Então lê o próximo parágrafo aí, da Nádia Pontes, repórter da Deutsche Welle:

Em toda a Amazônia Legal, a sistemática do desmatamento segue um roteiro conhecido pelos fiscais: o invasor derruba a floresta em terra pública, vende madeira para se capitalizar, planta capim e coloca o gado. Mais tarde, as terras de interesse da agricultura dão lugar ao cultivo de soja, arroz e milho. […] A pecuária para a criação de gado é a atividade que mais contribui para o desmatamento na Amazônia, ocupando 65% da área desmatada”, afirma o estudo recente do Imazon (Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia).

A máquina que move o desmatamento da Amazônia – Deutsche Welle e a mesma matéria republicada no G1 pra você que gosta da Globo.

“Ah, mas não é só carne. Tem soja, arroz e milho também…”
E essa soja vai pra onde, bonitão? Vou deixar o WWF falar pra você:

Cerca de 79% da soja no mundo é esmagada para fazer ração animal e 18% para produção de óleo de soja.

Bom, acho que já deu pra perceber que a gente também é responsável por parte desse desmatamento e que pouca gente aqui é tão SOS Amazônia assim e foi além além da foto de perfil e do abaixo assinado. E pra terminar meu raciocínio vou só reforçar, pouca coisa nesse post é opinião do Diego vegetariano (que nem me considero mais), hipponga e natureba. Estão aí todas as informações com os links pra você checar e ver tudo isso na voz de pessoas muito mais confiáveis que eu.

Pra fechar de vez, deixo a letra de dois caras inteligentíssimos que falam muita coisa boa no YouTube, canais que você deveria assistir, em vez da enxurrada de lixo da TV aberta que você insiste em ligar e diz que “é só pra ter um barulinho“. Põe um barulinho com informação de verdade aí então, chapa.

Segundo pesquisadores do INPE, como Antonio Nobre: o aquecimento global e o desmatamento crescente da Amazônia estão acabando com o ciclo de chuvas que traziam a umidade do norte pro resto do país. Estamos acabando com a nossa água e comida pra poder vender madeira, criar gado e plantar combustíveis.

Atila IamarinoFalta de água | Canal Nerdologia

Só não vai conseguir comportar 11 bilhões de pessoas (estimativa para 2100) com padrões de consumo e com […] estilos de vida que muitas pessoas tem no mundo: não dá pra comportar 11 bilhões de pessoas comendo carne, não dá pra comportar 11 bilhões de pessoas usando um ar condicionado ou um aquecedor… A gente tem limitações, e óbvio, essas coisas que eu falei: comer carne, usar aquecedor ou ar-condicionado, […] ter um veículo, são privilégio de uma minoria muito pequena da população mundial, mas são coisas que essa população mundial não consegue viver sem. […] se todo mundo de hoje pudesse viver dessa forma, e os 11 bilhões no futuro, a gente ia precisar de mais uma terra conseguir pra gerar isso aí tudo de sustento, […] a gente não ia ter ambiente, não ia ter da onde tirar matéria-prima pra fazer tudo isso.

Paulo Miranda do NascimentoCanal Do PirulaSuperpopulação é mito? Ocupamos apenas 3% do planeta?

De novo, desculpa aí pelo tom agressivo, mas estamos num estágio de destruição bem avançado e se não for através do choque, não vai ter mudança. Sustentabilidade é a palavra do momento, mas no fundo mesmo, pouca gente se importa em ser sustentável… Ficamos empurrando essa responsabilidade pras grandes corporações e tirando o corpo fora, sendo que boa parte dos atos sustentáveis somos nós que temos que fazer.

Foto da capa: Neil Palmer/CIAT – Flickr – Licença CC BY-SA 2.0

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Grand Bazaar - Show Sesc Joinville - 15Pôr do Sol visto da barraca - Pico Paraná 3