Cowspiracy – O segredo da sustentabilidade

H

á algum tempo comentamos sobre o documentário Home, do Yann Arthus-Bertrand e seguindo na mesma linha de sustentabilidade resolvemos fazer também um post sobre um outro filme que levantou vários outros questionamentos, o Cowspiracy.

Esse documentário foi produzido e dirigido por Kip Andersen e Keegan Kuhn. Kip é quem aparece durante todo o documentário entrevistando e buscando as respostas para os problemas que está encontrando, enquanto Keegan é o “cara por trás das câmeras”. Guarde esses nomes, esses caras merecem ser lembrados.

Cowspiracy - 03

O filme conta com uma série de entrevistas com pessoas de diversas ONG’s ambientalistas a nível mundial e pessoas influentes na discussão. Kip parou para analisar a postura das grandes ONG’s e nenhuma delas estava dando a devida importância para a degradação do meio ambiente causada pela pecuária.

Segundo relatórios da ONU, a pecuária atualmente é o maior causador de diversos problemas ecológicos. Entre eles estão a liberação do CO2 e do Metano que contribuem para o efeito estufa; a contaminação do solo, mananciais e por fim dos oceanos através dos dejetos; o desmatamento de grande parte das florestas para plantio de grãos para rações ou para pastoreio e um dos índices que mais nos chocou foi sobre o consumo de água.

Cowspiracy - 02

Cada um desses grandes problemas gera uma série de outros problemas por si só. O efeito estufa causa o degelo das calotas polares e glaciares, aumentando o nível do mar e pode no futuro deixar países inteiros em baixo d’água. A poluição do solo e da água mata e prejudica diversas espécies, inclusive a nossa e o impacto desses dejetos segue até os oceanos alterando também a vida marinha. O desmatamento está destruindo o “pulmão do mundo”, a humanidade não percebeu bem ainda, mas precisamos do oxigênio pra viver; extinção de espécies e erosão também estão diretamente ligadas ao desmatamento.

Mas isso meio que todo mundo já sabe, não?! Pois bem, aguarde até ver os números apresentados no documentário, enquanto você está aí, economizando no banho, andando de bicicleta ou de transporte coletivo, apagando todas as luzes e tirando todos os equipamentos da tomada porque o Stand By consome energia, os grandes produtores colocam uma cabeça de gado a mais no seu rebanho e jogam toda essa economia no lixo. Parece extremista da minha parte, não?! Eu gostaria que fosse, o grande problema é que não é.

Cowspiracy - 01

O filme ainda explica um pouco sobre o sistema de pesca em escala industrial e como ele está acabando com boa parte da vida marinha. Também mostra alguns relatos de assassinatos de ambientalistas que, só no Brasil, somam mais de 1100 casos, incluindo o caso da Irmã Dorothy que ganhou bastante atenção na mídia.

Bom, tudo isso e nenhuma das grandes ONG’s falava a respeito do problema, isso levou ao questionamento de lobbies gigantes da indústria pecuária. Uma relação bastante simples, ONG’s são apoiadas pelos grandes produtores em troca de um silêncio conveniente sobre os problemas causados por eles.

E eu não poderia terminar o post sem falar em vegetarianismo ou veganismo, mas eu não queria citar isso no início do post simplesmente porque essas palavras ainda assustam, infelizmente. Mas não, Cowspiracy não é um filme sobre vegetarianismo e pela luta dos direitos animais, isso é um “dano colateral”. Cowspiracy é um filme sobre sustentabilidade e mostra que alimentar 7 bilhões de pessoas com uma dieta baseada em carnes, ovos e lacticínios é simplesmente insustentável.

O filme está disponível no Netflix e também pode ser comprado diretamente no site oficial. Eu sinceramente gostaria muito que essa discussão permanecesse em pauta, que começássemos a buscar alternativas e que cada um de nós, pouco a pouco, fizesse a sua parte. Há três anos eu e a Bruna decidimos virar vegetarianos, mais pelos direitos animais e pelo processo de produção da carne do que pela sustentabilidade, justamente porque desconhecíamos esses dados. Gradativamente seguimos tentando melhorar e consumir ainda menos ovos e lacticínios e em um futuro breve plantarmos uma parte do que necessitamos. Mudando nossos hábitos conseguimos mudar o comportamento do mercado e assim mudamos a postura da indústria. É o clichê mais clichê que existe, mas se cada um fizer a sua parte a gente chega lá.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Torres del Paine - Trilha Paine Grande para Las Carretas - Vista para Paine Grande e Cuernos com DiegoTrekking Morro da Igreja - Vista para o morro