El Chaltén – Combo: Laguna Sucia, Laguna Piedras Blancas, Lagunas Madre y Hija e Laguna Capri (ufa!)

A

 quinta noite em El Chaltén talvez tenha sido a mais fria que passamos dentro da barraca. Acordamos diversas vezes com frio e passamos todo o tempo arrumando o saco de dormir de forma que ficasse o mais fechado o possível. Ainda assim, o equipamento deu conta, mesmo sem estarmos vestidos com muita roupa.

Depois de um dia inteiro de descanso estávamos prontos para encarar todas as trilhas que tínhamos planejado. E como tínhamos muitos bons pontos por perto, o dia prometia. Começamos com a Laguna Sucia, que nos surpreendeu de verdade. Primeiro que o nome não faz jus ao que ela é: uma lagoa límpida, de tom azulado. Segundo que ela é menos conhecida que a Laguna de Los Tres, mas a vista que proporciona da montanhas é muito mais impressionante, pois elas parecem nascer dela, dando a impressão de estarem muito próximas.

O caminho até lá alterna entre trilha no bosque e caminhada subindo sobre as pedras que margeiam o rio. Ao final, apenas pedras, onde precisamos fazer uma pequena “escalaminhada” até chegarmos. Uma hora de caminhada (só ida) que vale muito a pena.

El Chaltén - Trilha para Laguna Sucia - Vista para o vale

El Chaltén - Trilha para Laguna Sucia - Rio e as montanhas ao fundo

El Chaltén - Trilha para Laguna Sucia - Bruna escalando

El Chaltén - Laguna Sucia

Saímos de lá e fomos direto para a próxima, a Laguna e o Glaciar Piedras Blancas. Mais uma vez, caminho entre as pedras, agora no sentido contrário, descendo o rio. Quando paramos de acompanhar o rio e tomamos a esquerda para chegar à base, as pedras de tornam maiores e me bateu uma pequena fobia ao ver aquelas gigantes amontoadas até o alto da montanha (dava a impressão de que algumas delas poderia desabar numa avalanche a qualquer momento). Mas passou. E quando vimos estávamos diante de outra laguna azulada, com um lindo glaciar ao fundo que volta e meia soltava barulhos estrondosos de gelo despencando.

El Chaltén - Trilha para Laguna e Glaciar Piedras Blancas - Pedras gigantes

El Chaltén - Trilha para Laguna e Glaciar Piedras Blancas - Bruna e o glaciar ao fundo

El Chaltén - Laguna e Glaciar Piedras Blancas

El Chaltén - Glaciar Piedras Blancas

Voltamos ao acampamento, era a hora do nosso almoço, estávamos muito inspirados e fizemos o caminho de volta inteiro conversando sobre planos para o futuro e ideias para o site, um grande brainstorm que sabíamos que só poderia ter acontecido nesse lugar mágico, estávamos super empolgados. Cozinhamos e tratamos de desmontar tudo, agora o passeio seria no mesmo sentido do nosso próximo ponto de camping, então era mais prático levar as mochilas completas.

No dia anterior havíamos reencontrado Leo e Jean Carlo, outra surpresa muito agradável. Tínhamos conhecido eles na casa do Santi, em Puerto Natales. Nos despedimos deles e de outros novos amigos e seguimos em direção às lagunas Madre y Hija.

Essas lagunas são lindas, com uma coloração diferente das outras que vimos na Patagônia, têm um verde magnífico e são rodeadas por uma vegetação rasteira com folhas alaranjadas que só faziam melhorar a paisagem. Paramos um pouco para apreciar, mas logo tínhamos que seguir, pois o dia estava terminando.

Voltamos à trilha principal e seguimos para a Laguna Capri, aquele ponto que desviamos no primeiro dia. Outra paisagem linda. Era final de tarde e, sem vento, a lagoa tinha virado um espelho, refletindo as nuvens e as montanhas ao redor. Acampamos muito próximos à margem e quando cozinhamos nosso jantar, já tinha escurecido. O macarrão com tomate seco fez sucesso mais uma vez e dormimos muito bem, e apesar do vento, que pela primeira vez começou a soprar por aqui, essa noite não fez tanto frio.

El Chaltén - Laguna Madre e o espelho d'água

El Chaltén - Laguna Capri

El Chaltén - Laguna Capri e as montanhas ao fundo

Posts recomendados
Mostrando 2 comentários
  • marcelo
    Responder

    opa. estou escolhendo a melhor época para ir a el chalten. quero ir antes da neve, mas já com as folhas pegando a cor do outono.
    poderia me dizer ser a data do relato corresponde ao dia que estiveram lá ou escreveram o relato depois?
    valeu!

    • Diego Nunes
      Responder

      Olá Marcelo! Tudo certo?
      Estivemos em El Chaltén entre os dias 21 e 28 de março. Nas montanhas já era bem perceptível essa mudança de coloração das árvores e, se não me engano, uns 10 dias depois que saímos, já começou a nevar um pouco, mas essa data da neve não posso afirmar com certeza. Um abração e boas aventuras!

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
El Chaltén - Trilha para Laguna de Los Tres - Bruna e o Rio de las VueltasPuerto Deseado - Nós, Andres e Laura_D