Nossa casa cheia de vida com o Couchsurfing

A

 nossa experiência com o Couchsurfing na Argentina e no Chile foi tão legal e nos sentimos tão acolhidos pelos nossos couchs que quando voltamos só pensávamos em retribuir recebendo outros mochileiros em nossa casa.

Sabíamos que Jaraguá do Sul é uma cidade pouco turística, mas deixamos nosso perfil aberto como “Acepting Guests” e seguimos sempre conectando para ver se alguém estava à procura de hospedagem, mas em seis meses, ninguém apareceu. Assim, nunca imaginávamos que passaríamos duas semanas com a casa cheia, como aconteceu nesses últimos dias! 

Primeiro foram o Klaus e a Bia, de São Paulo. Ela tinha escrito em um grupo de Couchsurfing no facebook que iria passar aqui por perto, então me prontifiquei a recebê-la caso viesse para Jaraguá. Eis que ela me escreve, dizendo que viajava com Klaus e assim eles chegaram em uma terça-feira, munidos de vários tipos de malabares e bambolês, me fazendo recordar as aulas de circo que tanta alegria me davam, quando eu ia para a Scar duas vezes por semana exercitar o corpo e a mente numa sala cheia de amigos, desafios e possibilidades.

Couchsurfing Jaraguá - Bia e Klaus

Eles ficaram com a gente por alguns chuvosos dias, o que impossibilitou saídas para conhecer a cidade e também impossibilitava que praticassem com seus malabares. Trocamos dicas de livros e receitas (Klaus fez um doce de abóbora com coco que arrancou suspiros de todos que o provaram) e demos algumas dicas de lugares que deveriam conhecer no nosso litoral.

Nesse meio tempo a Loraine me escreveu pedindo hospedagem para ela e seu marido Jean. Nosso apartamento é pequeno e o Klaus e a Bia já estavam de partida para o litoral, então nos organizamos para recebê-los. Iríamos ficar um dia sem hóspedes apenas.

Pooorém… Eis que surge o Manuel. O argentino de Rosário havia feito uma solicitação pública já fazia algum tempo, dizendo que estava vindo de bicicleta desde a Argentina e pedia hospedagem para quando passasse por Jaraguá. Eu respondi dizendo que seria bem-vindo aqui, depois até esqueci, porque o tempo em bike passar mais devagar que a motor e ele estava ainda em Chapecó naquele momento. Bom, Manuel me escreve um dia antes do Klaus e da Bia saírem e eu disse a ele que poderia passar uma noite até que a Loraine e o Jean chegassem.

Manuel chegou causando uma alegria imensa em mim e no Diego. Uma bicicleta toda equipada, um autêntico cicloviajante e ainda por cima falando espanhol, que já estávamos com saudades de ouvir! Queríamos saber tudo sobre suas viagens pelo mundo e ele só queria saber era de um banho, depois de pedalar o dia todo de Rio Negrinho até Jaraguá, seu último trecho (70km) antes de nos encontrar.

Passamos a noite toda conversando, tomando caipirinhas, trocando experiências… Aí ele nos contou que estava muito aliviado de poder descansar e estar em uma casa de verdade, com chuveiro, fogão, teto… Disse que estava há oito dias pedalando direto, que desde Chapecó ninguém tinha recebido e ia dormindo na estrada, em escolas e corpo de bombeiros. Resolvemos que ele ficaria conosco mais alguns dias, não poderíamos dar hospedagem só por uma noite, ele foi muito bacana e precisava descansar e repor as energias.

Loraine e Jean só chegaram dois dias depois, pois não conseguiram carona no dia previsto. Nós sabemos que essas coisas são assim mesmo e não nos preocupamos. Eles chegaram e assim se juntaram a nós três. Contaram que estão viajando há um ano entre Peru, Equador e Brasil. Mochilando e trabalhando em alguns pontos. Agora a intenção é pegar carona em um veleiro, onde pretendem trabalhar ao mesmo tempo que navegam para países além-mar. Quando começaram a contar suas histórias de viagem, percebemos que são viajantes experientes e não se importariam em dividir espaço com o Manuel, que por sua vez, ficou feliz em ficar um pouco mais. Todos nós ficamos, na verdade, o que é o verdadeiro espírito do Couchsurfing.

No outro dia tivemos uma ótima surpresa, nosso amigo Juan, argentino que conhecemos na casa do David, no Chile, nos escreveu dizendo que estava a caminho de Jaraguá, cumprindo a promessa que fez de nos visitar quando viesse ao Brasil. Foi graças a ele que fomos tão bem recebidos em Buenos Aires, onde ficamos na casa dos seus pais, sendo tratados como filhos.

Couchsurfing Jaraguá - Noite das pizzas 02

Couchsurfing Jaraguá - Noite das pizzas 01

Couchsurfing Jaraguá - Noite das pizzas - Loraine

Couchsurfing Jaraguá - Noite das pizzas - Juan, Diego e Manuel

Juan chegou numa segunda à noite em meio à chuva, que até então não tinha parado. Diego foi buscá-lo porque se não iria dormir na estrada para só no dia seguinte conseguir chegar aqui. Agora ele e Manu dividiam a sala, enquanto Loraine e Jean dormiam no escritório. Éramos seis no apartamento, haviam mochilas e livros de viagem por todos os lados e uma festa em portunhol acontecia todos os dias. Nos pegamos já planejando viajar outra vez, tão inspirados que ficamos com tantas histórias.

Couchsurfing Jaraguá - Parque Malwee - Jean, Loraine, Juan, Manuel e nós

O clima jaraguaense deu trégua apenas um dia, onde pudemos levar todos para tomar um mate e ver umas capivaras no Parque Malwee. Queríamos ir às cachoeiras de Corupá, mas não foi possível, acabamos nos contentando em ficar em casa, comendo, lendo, vendo filmes e conversando sobre viagens. Não poderíamos ter passado melhor e já vamos avisando: estamos inspirados e doidos pra voltar a viajar!

Couchsurfing Jaraguá - Parque Malwee - Juan e Manuel

Couchsurfing Jaraguá - Parque Malwee - Chimarrão - Diego, Loraine e Manuel

Couchsurfing Jaraguá - Parque Malwee - Capivaras

Couchsurfing Jaraguá - Parque Malwee - Bruna e Juan

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Carretera Austral - Noite em Cochrane - Polenta e VinhoPasseio Ciclístico