Como o CouchSurfing pode mudar a sua forma de viajar

A

ntes de mais nada, o que é CouchSurfing? Segundo o Wikipédia, o surf de sofá é um serviço de hospitalidade com base na Internet, o que convenhamos, não explica muita coisa. Em palavras mais simples, o CouchSurfing é uma espécie de rede social grátis (existe o plano pago também) para viajantes e pessoas que gostariam de hospedá-los. Mas já vou deixar claro no primeiro parágrafo, CouchSurfing não é sobre hospedagem, é sobre convivência e amizade.

Mas como assim?! É bem isso mesmo, se você vai usar o CouchSurfing pra achar um lugar pra dormir de graça e nada mais, não acho que você esteja procurando no lugar certo. Meu conselho nesse caso é: procure um hostel ou um camping barato. O CouchSurfing é uma troca de experiências, de culturas, de ideias e até de serviços. Se você quer ter a possibilidade de ter uma hospedagem gratuita você tem que estar aberto para compartilhar.

Durante os 110 dias que passamos viajando, 82 dias não pagamos hospedagem. Desses 82, 21 foram acampando em locais gratuitos, 26 foram na casa de pessoas que conhecemos na viagem, 30 foram através do CouchSurfing e outros 5 dormimos no translado entre uma cidade e outra. Numa conta rápida, se tivéssemos pagado um hostel de R$40 por pessoa durante todos esses dias, que pra Patagônia é um valor bem barato, teríamos gasto mais de R$6.000,00!

Carretera Austral - Coyhaique - Desdedida David, Juan e SamuelÉ claro que não economizamos esse valor todo só por causa do CouchSurfing, mas te garanto que, no mínimo, metade dele sim. Através do contato com as pessoas que nos ofereciam hospedagem nós conhecíamos outras pessoas, fazíamos outros contatos que em outro momento da viagem nos ajudaram de alguma forma. Como no caso do David, em Coyhaique, que tinha suas irmãs espalhadas pela Carretera Austral, ele nos passou o contato delas e tivemos hospedagem gratuita em mais outras duas cidades sem nenhum esforço, mas esse é só um exemplo de vários.

Mas porque fazíamos todos esses contatos? Porque estávamos dispostos a compartilhar, só por causa disso. As vezes passávamos o dia inteiro conversando em casa quando poderíamos estar fazendo um trekking ou passeando pela cidade. Nós jantávamos juntos, dividíamos as tarefas da casa, fazíamos tudo em conjunto com quem estava nos hospedando e com os outros hóspedes (quando haviam, claro). A maior dica é essa, esteja aberto. Separe seu tempo de uma maneira que possa compartilhar e fazer novas amizades, esse é o propósito real do CouchSurfing. E outra coisa, lembre-se que você não está em um hotel, ninguém está prestando um serviço pra você, então trate de deixar todas as suas coisas organizadas e limpas e procure ajudar sempre que possível.

E agora vamos às outras dicas:

Envie as solicitações de hospedagem e as mensagens de contato com antecedência

Muitos Couch’s tem várias solicitações e quanto antes você fizer o contato, maior as suas chances dele ter uma vaga pra você. Na nossa próxima viagem inclusive vamos tentar fazer os contatos antes de viajar e já ir conhecendo as pessoas, para quando definirmos a data em que vamos passar naquela cidade já termos tudo organizado, é um pouco mais complicado, mas vamos fazer o teste.

Há muitos perfis inativos e mesmo alguns perfis ativos em que as pessoas simplesmente não respondem

Então não aposte todas as suas fichas em um único contato, se você vai para uma cidade nova daqui dois dias e ainda não tem local pra ficar, envie uma mensagem pra três ou quatro pessoas, se mais que uma delas responder você agradece a resposta, mas diz que já encontrou um lugar pra ficar e, digo mais, se possível marque um encontro com essa pessoa que te respondeu e troque uma ideia, ou organize uma janta com todo mundo junto, todos ganham com essa experiência, te garanto.

Leia o perfil completo dos Couch’s

Sim, não é só dar Ctrl + C / Ctrl + V nas mensagens e enviar que nem maluco. Procure o que vocês tem em comum e valorize isso, demonstre interesse na pessoa quando fizer o contato, mostre que você dedicou um tempo pra conhecer ela.

Preencha seu perfil corretamente, dê o máximo de informações possíveis e coloque várias fotos

Tudo isso ajuda no contato inicial, nessa questão das afinidades. E as fotos facilitam na hora de encontrar a pessoa, afinal de contas, na maioria das vezes essa pessoa nunca viu você. Além de dar muito mais credibilidade pra você perante o Couch.

Leia as referências

Veja o que as outras pessoas que já se hospedaram lá falaram sobre esse Couch. O que eles gostaram de lá e o que tem a dizer sobre a pessoa e a casa, isso também ajuda na hora do contato e te dá mais segurança para realmente escolher uma pessoa bacana.

O que levar e o que esperar

Durante nossa viagem dormimos em colchões, em sofás, no nosso saco de dormir e estávamos preparados pra dormir na barraca no quintal se fosse preciso. Já dormimos somente nós dois enquanto nosso Couch dormia fora de casa e já dormimos em 12 pessoas numa cabana pequena. Existe todo tipo de Couch, então ter o seu próprio equipamento, nem que seja só um saco de dormir já ajuda bastante na hora de conseguir um lugar, nem sempre você vai ter um quarto e uma cama só pra você.

E o último adendo sobre segurança. “Ah, mas não é perigoso”?! Não, não é. Aliás, é tão perigoso quanto sair de casa, pegar um táxi, ir pra balada, dar uma volta no parque, viajar de carona e tantas outras coisas. Pra tudo na vida existe um risco, saiba ponderar. Existem relatos negativos de algumas pessoas mal intencionadas que usam o CouchSurfing, mas a probabilidade de você encontrar um deles tomando as devidas precauções de ler as referências, ver há quanto tempo existe o perfil e esse tipo de coisa, é praticamente nula. São as exceções e ponto final. Durante toda a viagem não escutamos nenhum relato negativo de nenhum dos viajantes que encontramos e olha que tinha gente viajando há muito tempo. Boa parte desse receio do contato com outras pessoas é fruto da cultura do medo em que vivemos, mas isso já é papo pra outro post.

O CouchSurfing nos fez viajar por muito mais tempo pela economia e nos deu uma outra perspectiva, um outro olhar sobre a viagem e o contato humano. Com certeza foi uma das melhores descobertas dessa viagem. Enquanto estamos em nossa cidade, estamos com nosso perfil ativo para receber pessoas, ainda não tivemos o prazer de receber ninguém, mas estamos ansiosos pela primeira solicitação, quem sabe você não vem nos fazer uma visita? Aqui está o link para o nosso perfil, fique a vontade para nos adicionar como amigo e/ou mandar uma mensagem.

Chiloé - Cidade de Castro - Couchsurfing

El Calafate - Jantar com a família de Willy

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Jaraguá do Sul - Casa do Léo e do Rapha - Vista para a casaReview Kindle - A economia de peso e espaço na mochila