Cicloturismo – Preparação da viagem pelo litoral

H

oje acordei nas nuvens, com o sentimento de que tudo estava a meu favor. Já separei quase todo o equipamento ontem, o checklist está bem alinhado e tudo está correndo melhor que o esperado.

À tarde meu pai veio até Jaraguá pra buscar as bicicletas e irmos juntos lá pra casa dele em Barra do Sul, de onde vamos começar o pedal. No post anterior eu comentei que de repente eu poderia ir pedalando até Barra do Sul, mas de qualquer forma meu pai teria que vir até aqui pra pegar a bicicleta da Bruna, que é a que ele vai utilizar, então resolvi ir com ele também e ganhar um pouco mais de tempo na preparação das coisas e também ter tempo pra relatar aqui tudo o que ocorreu nos últimos dias.

Na segunda-feira tive que levar o carro para o conserto e fiquei R$340,00 mais pobre, pensei comigo: “mais um motivo pra pedalar”. Depois que peguei o carro, era a vez da bicicleta ir pra oficina, afinal de contas era a semana da viagem e eu nem tinha bagageiro instalado. Fui até a Over Bike e tive uma ótima conversa sobre viagem, novos projetos e sobre o ciclismo como modo de vida com o Denilson do Amarante, proprietário da loja, que até então eu só conhecia por Dênis.

O Dênis topou ser um apoiador do projeto e me deu toda a mão de obra envolvida na manutenção das bicicletas na faixa, além de fazer um preço camarada demais em todas as peças e equipamentos que comprei lá. Isso foi um passo gigante na preparação da viagem e diminuiu bastante o custo inicial, pois como comentei no post sobre o que vou levar para a viagem minha ideia era de manter o custo bem baixo e, caso eu não conseguisse patrocínio, eu provavelmente instalaria só o bagageiro e iria sem os alforjes e sem a bolsa de guidão.

Mas toda essa ideia mudou depois da conversa que tive ontem na Brasil Botões, com meus amigos Rogerio, Guilherme e Gustavo. Já trabalho com eles há algum tempo prestando serviços de fotografia e sei que eles haviam acompanhado trechos da viagem pela Patagônia, inclusive já havíamos conversado sobre isso algumas vezes. Apresentei a eles o projeto da viagem pelo Circuito Vale Europeu e eles toparam na hora serem patrocinadores integrais do projeto, ou seja, iriam cobrir o custo da aquisição de todos os equipamentos. Conversamos muito sobre viagens e passeios aqui pela região e trocamos muitas indicações de lugares pra visitar tão belos e tão próximos de nossa cidade. Eu nem sabia como agradecer eles, saímos da sala de reuniões e eu não conseguia demonstrar outra expressão que não fosse um sorriso de orelha a orelha.

Depois dessa conversa eu fui rapidamente pesquisar os melhores preços e a disponibilidade dos alforjes e da bolsa de guidão. Para que os equipamentos pudessem chegar a tempo da viagem eu precisava comprar eles logo, o prazo estava estourando. Acabei optando pelos alforjes de 60l da Alto Estilo, que comprei na Pedarilhos e pela bolsa de guidão da Ararauna de 11l, que comprei na Mundo Cicloturismo. Fui muito bem atendido nas duas lojas e ambas se comprometeram em enviar os produtos no máximo até hoje para que eu pudesse recebê-los no início da semana que vem.

Após a compra dos equipamentos fui até a Over Bike pra buscar a bicicleta e ela estava simplesmente perfeita. Saí da loja pedalando meio sem destino, só pelo prazer de pedalar e aproveitar o sentimento de alegria que me preenchia. Passei na casa de alguns amigos pra contar as boas novas e depois vim pra casa pra terminar de organizar as coisas e descansar.

Viagem cicloturismo pelo litoral - Mochila inspecionando a organização dos equipamentos

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta com o bagageiro

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta com o bagageiro

No início da tarde de hoje meu pai chegou e fomos buscar a bicicleta da Bruna que ainda estava na Over Bike, depois disso compramos as últimas coisas que ainda faltavam e viemos pra casa pra carregar tudo e ir pra Barra do Sul. Chegando em Barra do Sul fizemos a fixação da caixa com abraçadeiras plásticas e o resultado final foi bom e estável. Na foto de detalhe abaixo eu mostro a posição em que prendi as abraçadeiras na caixa e no bagageiro.

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta com a caixa plástica

Viagem cicloturismo pelo litoral - Detalhe da instalação da caixa plástica

Depois de instalar a caixa plástica resolvi carregar as coisas de um jeito meio improvisado só pra andar alguns metros e sentir como estava a bicicleta. Ainda vou levar um tempo pra me adaptar a pedalar com o peso e o volume no bagageiro, mas no geral foi uma primeira boa impressão.

Ah, e não poderia deixar de falar sobre domingo, 02 de outubro: se não ocorrer nenhum imprevisto eu vou pedalar os 62km previstos para o último dia e retornar pra Jaraguá ainda a tempo de comparecer às urnas. Sinceramente, acho que nossas opções aqui no município não são as melhores, mas vamos votar consciente e cobrar de nossos governantes ações efetivas para melhorar nossa qualidade de vida. Sejamos mais politizados, busquemos mais informação e, acima de tudo, vamos cobrar mais resultados. Na escala municipal isso é mais fácil de concretizar, escolha seu candidato com muita atenção e cobre resultados dele pessoalmente, aqui isso é possível. Vamos ser a mudança que tanto almejamos. Um grande abraço e até breve!

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta e carregada

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta e carregada 2

Viagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta e carregada 3

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Mochila pronta pra pedalarCicloturismo litoral norte de SC - Dia 1 - Praia da Saudade