Cicloturismo – Roteiro da viagem pelo litoral

C

omo comentei no último post sobre a viagem, meu pai decidiu se juntar a mim numa viagem teste antes de partir para o Vale Europeu. Decidi que iríamos fazer uma viagem pelo litoral, iniciando em Balneário Barra do Sul, cidade em que ele vive hoje. No roteiro procurei colocar umas praias que ainda não conheço aqui do litoral norte e também manter uma quilometragem diária mais baixa pra não forçar muito a barra do meu pai que pedala muito pouco.

Pensei em um roteiro de 3 dias e, por se tratar de um trajeto que não é um circuito, vamos acabar fazendo a ida e a volta por percursos similares. Na ida passaremos por várias praias e estaremos beirando o litoral em quase todos os momentos e na volta vamos optar pelo caminho mais curto, pois vamos fazer a ida em 2 dias e a volta somente em 1. Simplificando a rota, é mais ou menos isso:

1º dia: Casa > Centro de Barra do Sul > Barra do Itapocú > Lagoa de Barra Velha – Aprox. 37km.
2º dia: Lagoa de Barra Velha > Barra Velha > Itajuba > Piçarras > Praia da Saudade > Penha > Armação > Ponta do Vigia > Praia Vermelha > Praia de São Miguel – Aprox. 41km.
3º dia: Praia de São Miguel > Penha > Piçarras > Barra Velha > Barra do Sul > Casa – Aprox. 62km.

Totalizando uma quilometragem de aproximadamente 140km em 3 dias ficamos com uma média de 46km diários, que é algo que dentro do que eu esperava. São poucos os trechos que vão ter inclinação, então essa quilometragem deve ser bem fácil de manter se não ocorrer nenhum imprevisto.

Ainda estou pensando se vou fazer o trajeto até Barra do Sul pedalando ou de carro, provavelmente eu faça de carro porque unindo os 3 dias dessa viagem e mais os 7 da viagem pelo Vale Europeu eu vou ficar no mínimo 10 dias fora e preciso ver como vou fazer para aliar isso com o trabalho e com outras atividades do meu dia-a-dia. Daqui de casa até lá são mais 55km, isso adicionaria um treino interessante, mas como disse, ainda é cedo pra dizer se isso vai ser possível ou não.

Essa viagem já tem data marcada e deve iniciar no dia 30, mais conhecido como sexta-feira da semana que vem! Ou seja, já estou meio que correndo contra o relógio, porque ainda não fiz nada das adaptações e as revisões que preciso fazer nas bicicletas. Meu pai vai pedalar com a bicicleta da Bruna que já tem um bagageiro mais simples que deve suportar legal o peso de alguns equipamentos, mas a grande parte vai na minha bicicleta mesmo e preciso preparar ela bem.

Estou bem ansioso. Agora que percebi que falta pouco pra botar o pé no pedal e cair na estrada minha cabeça está a mil e estou bem curioso pra saber como vai ser viajar com meu pai. Ele, com 62 anos, eu com 28, nenhum dos dois fez uma viagem de bicicleta na vida, então essa experiência tem tudo pra ser, no mínimo, engraçada. Esse post acabou ficando curtinho, mas não quero encher muita linguiça aqui, tenho que começar a correr atrás dos últimos preparativos. Assim que tiver mais novidades eu faço mais um post atualizando a situação toda.

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
El Chaltén - Laguna Torre - Noturna com o céu estreladoViagem cicloturismo pelo litoral - Bicicleta pronta e carregada