Circuito Vale Europeu – Alforjes e Bolsa de Guidão

O

ntem foi um dia muito especial e hoje também será. Amanhã parto para a viagem pelo Vale Europeu e me sinto bem preparado em todos os aspectos. Não pude deixar de abrir um sorriso gigante quando olhei pra bicicleta com esses equipamentos instalados.

Como comentei nos últimos posts, essa semana está realmente corrida. O fato de ter chegado da viagem teste no domingo e ter que produzir todos os posts, fazer os últimos ajustes na bicicleta e também fazer os últimos contatos, tanto do meu trabalho como fotógrafo, quanto dos contatos relacionados ao projeto. Enfim, foi um caos, mas no final das contas deu tudo certo e aqui estou eu, pronto pra cair na estrada. Ou melhor, cair não, pelo menos não pretendo, vamos concentrar só em pedalar mesmo, vamos deixar o cair pra lá! (ba dum tss)

Ontem a chuva deu uma aliviada no início da tarde e essa trégua finalmente casou com um tempo livre meu. Peguei os equipamentos novinhos e fui até o bicicletário do apartamento munido das informações necessárias para a instalação que são muito simples. Vi apenas um vídeo que a própria Pedarilhos (loja aonde comprei os alforjes) produziu e foi muito tranquilo pra instalar.

Cicloturismo Vale Europeu - Bike pronta com os alforjes Alto Estilo 60l e a bolsa de guidão Ararauna 11l

Cicloturismo Vale Europeu - Bike pronta com os alforjes Alto Estilo 60l e a bolsa de guidão Ararauna 11l

Cicloturismo Vale Europeu - Bike pronta com os alforjes Alto Estilo 60l e a bolsa de guidão Ararauna 11l

Depois de tudo pronto saí em direção ao centro pra resolver todos os meus afazeres da tarde. Já nas primeiras pedaladas pude notar uma diferença enorme na estabilidade, lógico que eu estava carregando muito menos peso que no final de semana quando estava com a caixa plástica, mas ainda assim era bem perceptível o quanto essa estabilidade melhorou por causa da alteração na altura aonde fica localizado o peso, isso muda completamente o centro de gravidade da bicicleta e influencia bastante na pedalada.

Meu quadro não é lá dos maiores então os alforjes ficaram um pouco próximos demais dos meus pés durante a pedalada, mas amanhã vou tentar instalá-los mais para trás pra ver se isso ainda ocorre. Não chega a incomodar muito, mas como não pedalo com sapatilha, as vezes gosto de variar o posicionamento do pé no pedal e ontem me senti um pouco limitado nesse aspecto. Os alforjes são realmente muito espaçosos, cabe muita coisa em 60l de espaço, muita coisa mesmo. Tanto os alforjes quanto a bolsa de guidão são confeccionados em Cordura, um material sintético muito resistente. As costuras de ambos são bem reforçadas e parece que vão se manter assim por muito tempo.

O ganho na agilidade e na facilidade de sacar a câmera com a bolsa de guidão é algo muito sensacional. Antes eu tinha que sair da bicicleta, apoiar ela contra meu corpo, pegar a câmera, tirar a foto, guardar a câmera e depois subir de novo na bike. Agora preciso simplesmente parar, abrir um ziper e pronto. Vai facilitar e muito nos registros durante a viagem. Peguei uma chuva mais forte um pouco antes de chegar em casa e já fui obrigado a utilizar a capa de chuva nela, a colocação também é bem rápida e prática. A Cordura possui um tratamento de impermeabilização, e nos alforjes eu não vou utilizar capa de chuva, mas na bolsa de guidão ficam os equipamentos eletrônicos então é sempre melhor garantir.

A atividade do Strava apontou 25,3km em 1 hora e 18 minutos, média de 20,7km/h. Como comentei, não estava com o peso total dos equipamentos, mas já deu pra sentir que talvez minha média durante a viagem gire em torno disso quando estiver pedalando em terrenos mais planos.

Hoje a tarde quero ver se consigo instalar o pézinho pra poder deixar a bike de pé sem maiores problemas e também os paralamas e parabarros. Se não conseguir hoje a tarde vou ter que partir sem eles. São acessórios mais opcionais, mas prevejo que também vão dar uma grande força. Pela previsão, a chuva deve dar uma amenizada, devo pegar apenas trechos de garoa durante o final de semana. Considero essa previsão favorável, vou torcer apenas pra não ter chuvas fortes, mas garoas estou disposto a encarar tranquilamente. Talvez eu pudesse reagendar a viagem e esperar uma janela de clima melhor, mas tenho receio que isso acabe se estendendo por muito tempo e me complique mais com o trabalho e os outros afazeres.

Não tem como terminar esse post sem agradecer mais uma vez Over Bike e a Brasil Botões pelo apoio neste projeto. Muito obrigado mesmo, é um sonho que está saindo do papel graças a muito esforço da minha parte e também graças ao apoio de vocês. Queria agradecer aqui também a Heloísa, repórter d‘O Correio do Povo e querida amiga, e o Ricardo e a Gabriela, do Por Acaso, pelo auxílio na divulgação do projeto também.

 

Posts recomendados

Deixe um comentário

Contato

Deixe sua mensagem aqui, te responderemos assim que pudermos. :)

Not readable? Change text. captcha txt
Cicloturismo litoral norte de SC - Dia 3 - Plantação de Arroz na BR280Circuito Vale Europeu - Dia 1 - Timbó - Acampamento montado